+55 61 981234529
Selleste apresenta
Afroempreendedorismo com
Clair Junior
SOUL (alma/essência).
KITEMBO (tempo).
Revisitar o passado para ressignificar o presente e construir um Afrofuturo desejável.


Uma fomentadora de ações culturais
Prestadora de serviços de consultoria, formação em gestão cultural, que busca impulsionar o potencial criativo de indivíduos, grupos e comunidades socioculturais no desenvolvimento de processos regenerativos e autossustentáveis em seus respectivos territórios.
Serviços
CONSULTORIA
ASSESSORIA
MENTORIA
Atendimento Individual ou para Coletivos específicos a fim de que empreendedores possam desenvolver seu potencial inventivo para gerarem impacto social.

PALESTRA Afrofuturos
Uma jornada pessoal - Exposição Dialogada para que pessoas não brancas, especialmente, tracem o seu próprio caminho no mundo por meio de sua criatividade e potência;
PALESTRA Aquilombar
Um jornada comunitária - Exposição Dialogada para que o grupo reconecte a partir de sua ancestralidade e, assim, possa atuar no presente para construir afrofuturos desejáveis.


PROJETOS Socioculturais
Elaboração e execução de ações:
  • Eventos Culturais (localidades do interior/escolas)
  • Roteiros Turísticos (localidades do interior)
Produtos
PESQUISAS e E-BOOKS sobre as temáticas:
Afrocentricidade
Afrocentricidade é um paradigma baseado na ideia de que os povos africanos devem reafirmar o sentido de agência para atingir a sanidade (ASANTE, Molefi Kete). A proposta desta linha de investigação é articular o paradigma da afrocentricidade, enquanto abordagem teórico-metodológica, para identificar os efeitos da colonialidade do ser, do saber e de poder sobre as culturas não brancas.

Afrofuturos e Novas Economias
Nova economia é uma expressão para definir a transição de uma lógica de mercado concentrado em produtos para economias voltadas para os serviços, ou seja, centrada em pessoas. Esta linha de pesquisa investiga as tecnologias já existentes, especialmente aquelas sociais realizadas por pessoas não brancas que respondem aos desafios, bem como também geram oportunidades, além de mudanças radicais no comportamento da sociedade no tempo presente.

Afroempreendedorismo
O afroempreendedorismo é o movimento empreendedor feito por pessoas negras. O foco desta linha de pesquisa é identificar as iniciativas inovadoras focadas em futuros possíveis, articulada com posicionamentos ideológicos e políticos que geram impactos sociais regenerativos e autossustentáveis.

Jornada Soul Kitembo


Desde 2009, participo de projetos e pesquisas no campo da Cultura. A partir de 2012, ao atuar como Consultor da Unesco, tive a oportunidade de acompanhar e executar atividades de mobilização social, articulação interinstitucional e promoção e difusão dos bens culturais de natureza imaterial registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, Jongo no Sudeste, Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Literatura de Cordel, entre outros.

Durante a jornada, percebi que é sempre um desafio impulsionar atividades econômicas autossustentáveis relacionadas à produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos, grupos ou comunidades como potenciais geradores de valor em pequenas localidades do interior.

Na maioria das vezes, pela dificuldade das pessoas não brancas, que embora manifestem o desejo de fazer a diferença em sua comunidade, por algum motivo são desacreditadas do seu potencial criativo e terminam por não acionar os recursos disponíveis ao seu redor.

Clair Junior



JORNADA PESSOAL
Clair Junior
Nascido no dia de Iansã/Santa Bárbara. Sou descendente de baiano, capixaba e fluminenses. Filho de mulher preta, professora de escola pública, in memoriam, e de homem pardo, auxiliar de enfermagem aposentado.

Sou aficionado pelas Artes, adoro transitar entre os universos do popular e do erudito. Não consigo ficar indiferente a um ritmo sincopado, especialmente aquele que reverbera na alma e ativa a minha ancestralidade.

Sou fruto do ensino público, adorava geografia, história e educação artística e sonhava em viajar e me relacionar com diferentes grupos, nações ou sociedades no exterior. Graduei-me duas vezes: a primeira, em Relações Internacionais; a segunda, em História. Depois, obtive o título de Mestre em Artes. Fiz também especializações em Gestão Cultural, Fluxonomia, entre outras.

Meu nome é Clair. Para alguns, Junior; para os mais íntimos, Clér. Sou preto nas estatísticas; negro, na luta política; afrodescendente, na origem. Sou Umbandista, acredito em uma força maior, nas energias da natureza que me regem, nos Ancestrais que me auxiliam e protegem.



Quer saber mais sobre

AFROEMPREENDEDORISMO
Entre em contato
+ 55 61 981234529
empreendercom@selleste.com.br
Brasilia - Brasil